A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

The employment of experimental activity in physics education: an experience from the supervised training

  • Ianara Viana Vieira
  • Taylan Corrêa Maia
  • Jeisane da Silva Almeida Gonçalves
  • Danielle Rodrigues Monteiro da Costa
Palavras-chave: estágio supervisionado, atividade experimental, ensino de Física

Resumo

O presente artigo traz o relato das experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará. O trabalho teve como campo de estágio, uma turma do ensino fundamental da rede pública da cidade de Marabá/PA. O objetivo da pesquisa foi propor um experimento com materiais de baixo custo que auxilie no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de óptica, que é o ramo da Física responsável pelo estudo dos fenômenos associados à luz. A metodologia foi dividida em três momentos: primeiramente foi realizada uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo de óptica e planejamento da aula introdutória; no segundo momento houve a execução da aula introdutória sobre o conteúdo e aplicação de questionário; finalizando com a execução da experimentação em sala de aula e aplicação do mesmo questionário para análise comparativa dos dados coletados antes e após a intervenção metodológica. O bom desenvolvimento dos alunos a proposta apresentada mostrou a eficiência do experimento “reflexão total e fibra óptica” na compreensão do assunto sobre óptica. O que possibilitou aos educandos um ensino significativo, levando em consideração que ele, o aluno, é construtor e possuidor de ideias, além de contribuir para a construção do conhecimento científico.

Publicado
2018-08-04