OS FARÓIS ASTRONÔMICOS NA SALA DE AULA
PROPOSIÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO SOBRE OS PULSARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA E ASTRONOMIA
Resumo
Apesar das inúmeras justificativas, expostas em documentos oficiais, sobre a importância da discussão de elementos sobre Astronomia no contexto escolar, é consensual em diversas pesquisas a necessidade de uma maior exploração deste campo do conhecimento na formação nas Licenciaturas em Ciências, Física e Astronomia. Um profícuo caminho para contribuir em tal perspectiva consiste na abordagem de elementos sobre a História da Astronomia: um dos mais importantes episódios históricos da área consiste na descoberta dos pulsares, que foram identificados por meio da atuação da astrônoma britânica Jocelyn Bell Burnell. De maneira a contribuir com o acesso docente a temáticas contemporâneas em Astronomia, embasadas em uma perspectiva histórica, propomos, em um âmbito teórico, uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa que objetiva desenvolver discussões de caráter histórico-epistemológico sobre a descoberta dos pulsares, sendo direcionada ao contexto de formação inicial de professoras/es de Física e de Astronomia. A proposta é embasada em pressupostos educacionais da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. Em conclusão, elencamos algumas reflexões e possibilidades teóricas relacionadas à sequência didática.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.