PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMERGENTES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/UFRGS: UM ESTUDO DOCUMENTAL
Pedagogical practices emerging from teacher education in Biological Sciences/UFRGS: A documentary study
Resumo
Este artigo apresenta um estudo documental que busca investigar os modelos pedagógicos que emergem das práticas pedagógicas relatadas em trabalhos de conclusão elaborados por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, englobando a série histórica dos anos 2014-2018. Como técnica interpretativa dos dados, adotaram-se as etapas da análise de conteúdo, havendo a utilização tanto de categorias pré-determinadas, quanto de categorias emergentes. Foram selecionados os documentos que abordavam/ descreviam/ problematizavam, especificamente, práticas pedagógicas (de Ciências da Natureza e/ou Biologia) desenvolvidas em espaços de ensino diversificados. Realizou-se a caracterização da amostra, com base em diferentes elementos atinentes aos textos. Foi constatada a maior frequência de propostas que contemplavam: salas de aula de escolas públicas; turmas dos anos finais do Ensino Fundamental; o modelo pedagógico construtivista ou o modelo pedagógico Ciência, Tecnologia e Sociedade; estratégias focadas em oficinas didáticas, havendo grande incidência de temáticas ambientais; abordagens avaliativas envolvendo diferentes conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Os resultados deste artigo tendem a subsidiar reflexões no contexto brasileiro da formação docente em Ciências da Natureza/ Biologia, atentando-se para o potencial das pesquisas que envolvem práticas pedagógicas e documentos produzidos pelos estudantes das licenciaturas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.