PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMERGENTES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/UFRGS: UM ESTUDO DOCUMENTAL

Pedagogical practices emerging from teacher education in Biological Sciences/UFRGS: A documentary study

Palavras-chave: Formação docente, Ciências Biológicas, Modelos pedagógicos

Resumo

Este artigo apresenta um estudo documental que busca investigar os modelos pedagógicos que emergem das práticas pedagógicas relatadas em trabalhos de conclusão elaborados por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, englobando a série histórica dos anos 2014-2018. Como técnica interpretativa dos dados, adotaram-se as etapas da análise de conteúdo, havendo a utilização tanto de categorias pré-determinadas, quanto de categorias emergentes. Foram selecionados os documentos que abordavam/ descreviam/ problematizavam, especificamente, práticas pedagógicas (de Ciências da Natureza e/ou Biologia) desenvolvidas em espaços de ensino diversificados. Realizou-se a caracterização da amostra, com base em diferentes elementos atinentes aos textos. Foi constatada a maior frequência de propostas que contemplavam: salas de aula de escolas públicas; turmas dos anos finais do Ensino Fundamental; o modelo pedagógico construtivista ou o modelo pedagógico Ciência, Tecnologia e Sociedade; estratégias focadas em oficinas didáticas, havendo grande incidência de temáticas ambientais; abordagens avaliativas envolvendo diferentes conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Os resultados deste artigo tendem a subsidiar reflexões no contexto brasileiro da formação docente em Ciências da Natureza/ Biologia, atentando-se para o potencial das pesquisas que envolvem práticas pedagógicas e documentos produzidos pelos estudantes das licenciaturas.

Biografia do Autor

Tomaz Panceri Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Geociências e doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (Conceito CAPES 7) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Paleontologia de Vertebrados, com interesse na microestrutura óssea e dentária, paleoecologia, evolução, sistemática e biogeografia de amniotas fósseis, em especial pararrépteis e cinodontes não-mammaliaformes.

Publicado
2022-12-26