VISCOSIDADE DOS LÍQUIDOS: O USO DE FERRAMENTAS CULTURAIS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE QUÍMICA
Liquid viscosity: the use of cultural tools for the inclusion of visually impaired students in chemistry teaching
Resumo
Considerando a aprendizagem como um processo contínuo de interação social e (re)construção de significados, objetivamos discutir neste estudo como ferramentas culturais da Química, convencionais ou pensadas para a acessibilidade de alunos com deficiência visual (Tecnologia Assistiva – TA), podem contribuir para as mudanças qualitativas no desenvolvimento dos alunos em aulas experimentais possibilitando-os a (re)organização do funcionamento interpsicológico em intrapsicológico. Caracterizada como um ciclo-espiral de Pesquisa-ação, nossos resultados demonstram que a TA pensada como ferramenta cultural da Química pode contribuir com o desempenho desses alunos na realização de atividades que, até então, eram excludentes a esse grupo social, mas pertencentes à rotina de construção científica. Concluímos que alunos com deficiência visual podem aprender Química por meio de experimentos, desde que as aulas sejam planejadas considerando sua especificidade, reduzindo as barreiras com o uso de TA possibilitando a coleta de dados autônoma, contudo mediadas pelo professor.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.