METODOLOGIA EM CINCO PASSOS: Metodologia Ativa no ensino de Magnetismo

Methodology in five steps: Active Methodology in teaching Magnetism

  • Manoel Felix Pessoa dos Santos UFPE
  • Kátia Calligaris Rodrigues
Palavras-chave: Metodologias Ativas; Aprendizagem Significativa; Ensino de Magnetismo; Formação de Professores.

Resumo

Nas últimas décadas, as metodologias ativas, proporcionaram resultados significativos relacionados ao engajamento e à aprendizagem do estudante. Baseamos a metodologia contida no presente trabalho em três destas metodologias: Ensino sob Medida (EsM), Sala de Aula Invertida (SAI) e Instrução por Colegas (IpC). A Metodologia Ativa em Cinco Passos, tem início em um contato acadêmico com os conteúdos que serão trabalhados, resposta a um Questionário Conceitual (QC) que nos possibilitou compreender algumas das concepções espontâneas. Por fim, trabalhamos a resolução de situações problemas. Selecionamos três turmas de uma Escola Técnica Estadual das quais sorteamos uma delas para aplicar a metodologia ativa (Turma Experimental) e nas outras duas mantivemos uma metodologia predominantemente expositiva (Turmas Controle). Observamos que, ao serem submetidas aos mesmos exames, a Turma Experimental (TURMA U) teve um aproveitamento cerca de 150% superior em relação ao teste aplicado na primeira unidade, enquanto que nas Turmas Controle esse aproveitamento é de cerca de 10%, positivo para a Turma A e negativo para a Turma L. Desta forma, a metodologia ativa em cinco passos mostrou ser um caminho possível para melhorar o aproveitamento dos estudantes no estudo do Magnetismo.

Publicado
2023-04-22