ENTRE ROLDANAS, VASSOURAS, ALICATES E ARTES, UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Among pulleys, brooms, pliers, and arts, a didactic sequence for Natural Science classes

  • Josiele Alves Pereira Universidade Federal de Goiás
  • Sandra Adelly Alves Rocha Instituto Federal Goiano
Palavras-chave: HQs, Arte, Ensino

Resumo

Há um distanciamento entre a Arte e a Ciência no ambiente escolar que dificulta a aprendizagem de nossos alunos. Com o intuito de colaborar com a diminuição desse distanciamento no ensino e desenvolver a habilidade (EF07CI01) contida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) produzimos e testamos no ano de 2020 uma sequência didática com diferentes recursos e estratégias para o Sétimo Ano do Ensino Básico. O material foi aplicado em 2 turmas de 7º ano do ensino fundamental II, com um total de 45 alunos do colégio estadual da Polícia Militar situado em Aparecida de Goiânia - Goiás. O presente trabalho apresentou três etapas: (1º) produção da sequência didática, (2º) aplicação da sequência didática e (3º) análise do produto produzido pelos alunos. Além disso, os alunos iniciaram a produção de Histórias em Quadrinhos (HQ) sobre o tema estudado, finalizando os mesmos como atividade extraclasse. A sequência didática despertou bastante interesse pelo tema, além disso os alunos tiveram um bom desenvolvimento no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. A aula expositiva/prática, bem como a introdução do curta-metragem ajudou no desenvolvimento do conteúdo de forma mais prática e afetiva. A produção das histórias em quadrinhos instigou a criatividade dos estudantes, e o aprendizado em Ciências.

Publicado
2022-12-26