A TERRA SOB A ÓPTICA DA GRAVIDADE: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE FÍSICA

The earth from the perspective of gravity: an interdisciplinary proposal for the teaching physics

  • Marcelo Esteves de Andrade Instituto Federal do Espirito Santo (IFES)
  • Marcela Nicole Altoé
  • Luiz Otavio Buffon
Palavras-chave: Ensino de Física; Interdisciplinaridade; Geofísica; Três Momentos Pedagógicos.

Resumo

No discurso pedagógico contemporâneo, a ideia de que os conteúdos curriculares das diversas disciplinas devem ser trabalhados de forma integrada é muito presente. Porém, o que geralmente se percebe é que as praticas pedagógicas nas escolas apresentam os conteúdos de uma forma fragmentada e desarticulada. Neste trabalho apresentamos a implementação e avaliação de uma proposta didática para o Ensino de Física em nível médio, que explorou a forma como alguns princípios físicos são utilizados na investigação geológica da subsuperfície da Terra. Tendo a gravidade como temática central, buscou-se uma abordagem interdisciplinar a partir de tópicos de Física com conteúdos relacionados à Geofísica. Visando a elaboração de uma sequência didática dialógica e problematizadora, foi utilizada como metodologia de ensino a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos, buscando sempre instigar, como também clarificar os estudantes sobre como ocorre o conhecimento do interior do planeta, vinculando o conteúdo aprendido em sala de aula à sua utilidade prática. Foram utilizados vários recursos e instrumentos didáticos, tais como textos, atividades experimentais, simulações computacionais e discussões em grupo. Nesta experiência de ensino foi possível observar que a utilização de estratégias didáticas de cunho interdisciplinar, pode ajudar os estudantes a desenvolverem uma visão mais realística do conhecimento científico, na medida em que foi necessária a articulação entre diferentes áreas para um melhor entendimento dos diversos fenômenos naturais abordados nas problemáticas apresentadas.

Publicado
2022-12-26