ESTUDO DE CASO ALIADO ÀS TDIC: FOMENTANDO A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Case Study combined with DICT: Fostering argumentation in chemistry Teaching
Resumo
A argumentação tem sido objeto de muitas investigações na área de ensino de ciências e inúmeras estratégias têm sido propostas com o intuito de fomentá-la, tanto na educação básica, como no ensino superior. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo compreender como uma proposta de ensino pautada no método de Estudo de Caso aliado às TDIC pode favorecer a capacidade de argumentação de licenciandos em Química. Dessa forma, um caso relacionado a um problema ambiental foi produzido e apresentado aos estudantes no formato de animação e todas as atividades ocorreram de forma virtual, devido ao contexto da pandemia. Os comentários dos estudantes postados na plataforma Google Sala de Aula e uma discussão realizada pelo Google Meet foram analisados. A análise teve como referencial teórico o Modelo de Análise de Argumentação Aplicável a Processos de Resolução de Questões Sociocientíficas, proposto por Sá (2010). Os resultados indicam que a proposta teve boa receptividade entre os estudantes e se mostrou favorável ao desenvolvimento da argumentação.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.