A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
The perspective of critical environmental education in science textbooks in the final years of elementary school
Resumo
A Educação Ambiental Crítica (EA-Crítica) tem por objetivo formar cidadãos críticos e atuantes para o enfrentamento e resolução de questões socioambientais. Este trabalho objetiva identificar e analisar se e como os livros didáticos de ciências do 9º ano do ensino fundamental abordam aspectos da EA-Crítica, a partir da análise das questões propostas. O estudo é de natureza qualitativa. Inicialmente, foi realizada uma leitura analítica das resenhas dos livros apresentados no Guia do Livro Didático de 2020. Em seguida foram analisadas as unidades temáticas nos livros que trazem questões e atividades de cunho socioambiental, com base em categorias analíticas que remetem a princípios da EA-Crítica. Das 16 questões presentes no LD1, na unidade “Conservação da Biodiversidade”, e as 26 do LD2, na unidade “Preservação da biodiversidade e ações sustentáveis, apenas uma, de cada livro, se aproxima de alguns princípios da EA-Crítica: contextualização do conhecimento, visão sistêmica do meio ambiente, articulação entre teoria e prática, o trabalho com o conhecimento contra-hegemônico, potencial para uma abordagem interdisciplinar e propiciar reflexões sobre novas relações de produção e consumo. Entretanto, esta dimensão da EA-Crítica trazida nas questões analisadas parece se apresentar de modo implícito. E isto requer do professor uma apropriação desta perspectiva, de modo que ele busque aperfeiçoar as questões e atividades, incluindo discussões sociais, econômicas, políticas e ambientais no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Conclui-se que é necessário incluir mais atividades e questões nos livros didáticos analisados, que possibilitem a abordagem da EA-Crítica, visando a transformação de realidades socioambientais problemáticas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.