INDÍCIOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE OS CIRCUITOS ELÉTRICOS EM AVALIAÇÕES INTERDISCIPLINARES
Evidences of Meaningful Learning on Electric Circuits in Interdisciplinary Evaluations
Resumo
Este trabalho buscou analisar os indícios de aprendizagem significativa dos estudantes sobre circuitos elétricos, a partir de avaliações interdisciplinares, instrumentos estes que compuseram uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa. A investigação foi realizada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio em Edificações, Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa e integrou as disciplinas de Física e Sistemas Prediais. Primeiramente realizou-se uma revisão de literatura sobre o tema, para ajudar na construção da UEPS e, desta, foram analisados sete artigos e duas dissertações. A partir da UEPS, os dados que embasam esse escrito foram obtidos mediante análise de questionário de identificação das concepções prévias e dois questionários avaliativos. Esses questionários avaliativos foram respondidos em dois momentos, conforme os materiais instrucionais eram estudados em aula. Ao analisar os resultados desses instrumentos, pode-se afirmar que houve indícios de aprendizagem significativa na turma em relação ao tema investigado. Mesmo considerando que a UEPS foi desenvolvida no período de atividades remotas, devido a pandemia da Covid-19, todas as adaptações necessárias resultaram em uma evolução conceitual dos estudantes acerca dos circuitos elétricos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.