INDÍCIOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE OS CIRCUITOS ELÉTRICOS EM AVALIAÇÕES INTERDISCIPLINARES

Evidences of Meaningful Learning on Electric Circuits in Interdisciplinary Evaluations

  • Salete Adriane Kraemer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Santa Rosa
  • Raquel Maldaner Paranhos
  • Jonas Cegelka da Silva
  • Maria Augusta Butzen Schardong
  • Guilherme Zoia Mapeli
Palavras-chave: Ensino de física; Sistemas elétricos; eletrodinâmica

Resumo

Este trabalho buscou analisar os indícios de aprendizagem significativa dos estudantes sobre circuitos elétricos, a partir de avaliações interdisciplinares, instrumentos estes que compuseram uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa. A investigação foi realizada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio em Edificações, Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa e integrou as disciplinas de Física e Sistemas Prediais. Primeiramente realizou-se uma revisão de literatura sobre o tema, para ajudar na construção da UEPS e, desta, foram analisados sete artigos e duas dissertações. A partir da UEPS, os dados que embasam esse escrito foram obtidos mediante análise de questionário de identificação das concepções prévias e dois questionários avaliativos. Esses questionários avaliativos foram respondidos em dois momentos, conforme os materiais instrucionais eram estudados em aula. Ao analisar os resultados desses instrumentos, pode-se afirmar que houve indícios de aprendizagem significativa na turma em relação ao tema investigado. Mesmo considerando que a UEPS foi desenvolvida no período de atividades remotas, devido a pandemia da Covid-19, todas as adaptações necessárias resultaram em uma evolução conceitual dos estudantes acerca dos circuitos elétricos.

Publicado
2022-12-26