FRANKENSTEIN: LEITURAS DE FICÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS DE BIOLOGIA
Frankenstein: science fiction reading in Biology classes
Resumo
Neste estudo, escolheu-se uma obra clássica e pioneira da ficção científica, Frankenstein, de Mary Shelley, para investigar os desafios para a articulação da ficção científica com conteúdos curriculares de Biologia, com valorização do ato de ler, em uma turma de Ensino Médio. Trata-se de pesquisa qualitativa, em que sete aulas foram planejadas em uma sequência didática (SD), as quais envolveram a leitura de Frankenstein em aula, debate, análise de reportagem (revista FAPESP), reescrita, entre outras atividades, registradas em diário de aula. Os estudantes responderam a dois questionários, no início e ao final da SD. Os temas manipulação genética, métodos e limites éticos da Ciência foram tratados na ficção e pesquisas atuais. A sequência didática foi bem recebida pelos alunos e a articulação entre a Ciência “real” e a imaginação pela ficção proporcionou reflexões sobre fronteiras e possibilidades de pensar o impacto da ciência na vida, as quais foram novas e, portanto, relevantes para eles.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.