TECNOLOGIAS MÓVEIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE FÍSICA PARA O USO DO APLICATIVO “FÍSICA LAB RESISTORES”
Mobile Technologies: a didactic proposal of Physics for the use of the application "Physics Lab Resistors"
Resumo
A utilização de tecnologias móveis como recursos que auxiliam o desenvolvimento de atividades experimentais tornou-se nos últimos anos um instrumento mediador do processo de ensinoaprendizagem. Sendo assim, este trabalho buscou analisar e descrever as contribuições do aplicativo “Física Lab Resistores” como ferramenta de ensino de Física com estudantes do 2º ano do ensino médio. Para encontrarmos repostas a este objetivo, elaboramos os seguintes objetivos específicos: 1) Elaborar e aplicar uma Sequência Didática para o uso de tecnologias móveis; 2) Caracterizar e identificar como os estudantes utilizam o aplicativo “Física Lab Resistores” em sala de aula 3) Analisar a opinião dos alunos sobre o uso do aplicativo “Física Lab Resistores” na aula de Física. A coleta de dados consistiu no desenvolvimento de uma Sequência Didática em forma de oficina pedagógica com o uso do aplicativo para 28 alunos e de um questionário constituído de 8 questões em Escala Likert para a avaliação, entendimento e opinião dos alunos sobre a experimentação no ensino de Física com ajuda deste aplicativo. Ao final da coleta de dados foram realizadas análises através de gráficos sobre cada resposta. Constata-se com essa pesquisa a relevância de uma atividade experimental que envolva o uso de tecnologias móveis e seus aplicativos educacionais em sala de aula de modo a contribuir para uma compreensão significativa do conteúdo teórico e interesse dos alunos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.