UMA UEPS PARA DISCUSSÃO DE CONTEÚDOS METACIENTÍFÍCOS DA TERMODINÂMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A Potentially Meaningful Teaching Units to discuss meta-scientific contents of Thermodynamics content in High School
Resumo
No contexto das pesquisas da área de ensino de ciências, a História e Filosofia da Ciência (HFC) tem ganhado espaço como abordagem didática para problematizar aspectos da Natureza da Ciência (NdC). Partindo da premissa que os estudantes apresentam um maior grau de dificuldades para entender alguns princípios científicos, quando expostos de maneira descontextualizada de sua História, este trabalho relata um recorte de uma investigação maior que se propôs a investigar a potencialidade de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) no ensino de conteúdos sobre a Termodinâmica na Educação Básica. Nesta primeira parte, buscamos apresentar as implicações sócio, históricos e filosóficos da proposta no ensino de conteúdos metacientíficos referentes ao campo da Termodinâmica. Como principais resultados podemos notar que o interesse, discussão e reflexão gerados nos textos históricos didáticos influenciaram na assimilação de conteúdos da Termodinâmica, motivando os alunos a saberem mais sobre aspectos Natureza da Ciência inerentes aos episódios estudados. Por fim, o ensino contextualizado do episódio da Revolução Industrial atrelado com conteúdo da Termodinâmica propiciaram uma melhor compreensão, por exemplo, dos motivos que a levaram.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.