O JOGO DIDÁTICO ISOGAMES NO ENSINO DE QUÍMICA: A INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO
The isogames didactic game in chemistry teaching: interdisciplinary in focus
Resumo
Este trabalho teve como objetivo investigar as contribuições de um jogo didático, intitulado Isogames, para a aprendizagem de conceitos sobre a isomeria em compostos orgânicos. O jogo foi construído a partir da perspectiva interdisciplinar e fundamentado na resolução de problemas. Envolveu a participação de quarenta estudantes do segundo ano do curso de Química integrado ao ensino médio de uma das Escolas Técnicas do interior do Estado de São Paulo. Utilizamos como instrumentos para obtenção dos dados o próprio jogo; os Mapas Conceituais; as falas dos participantes e as respostas das questões-problema. Para a análise dos resultados o Paradigma Indiciário foi escolhido, pois permite identificar indícios de aprendizagem. Os resultados indicaram o potencial do jogo, já que favoreceu o desenvolvimento da criticidade e da capacidade argumentativa, o entendimento conceitual disciplinar e a construção de significados contextuais. Dentre as contribuições para o ensino de Química, o jogo se destaca pela sua abordagem interdisciplinar e reflete a relação teoria e prática.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.