FORMAS DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POR CIENTISTAS: AS REDES SOCIAIS EM PERSPECTIVA
Ways of socialization of knowledge by scientists: social networks in perspective
Resumo
O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os movimentos de divulgação científica engendrados por blogueiros cientistas a partir de postagens em blogs voltados ao contexto do Ensino de Química, buscando compreender de que forma essas publicações podem se configurar como divulgação científica nos espaços virtuais. Utilizou-se a netnografia como caminho metodológico desta investigação que se foca no estudo do comportamento em ambientes digitais. Foram selecionadas quatro páginas de blogs da área do Ensino de Química e evidenciou-se que as páginas dos blogs cumprem com a função de abordar conteúdos característicos das práticas de divulgação científica. Concluímos que fazer divulgação científica em redes sociais pode contribuir para a circulação do conhecimento científico, porém, faz-se necessário ampliar as discussões acerca desta temática para compreender de forma mais aprofundada qual o real alcance destas páginas e perfis com o público curioso por ciência.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.