PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Pedagogical practices in environmental education with elementary school students

  • Fabrícia Souza da Silva
Palavras-chave: Educação Ambiental, Práticas Pedagógicas, Conscientização Ambiental

Resumo

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais a Educação Ambiental deve ser trabalhada nas escolas pelos professores de forma transversal e interdisciplinar, de tal maneira que os alunos possam entender sua complexidade. O objetivo deste trabalho foi analisar as práticas pedagógicas e seu uso na Educação Ambiental com alunos do Ensino Fundamental. Foi realizado em uma escola estadual da Zona Norte de Manaus. Os sujeitos participantes foram 25 alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental e duas professoras. A pesquisa esta fundamentada em uma abordagem qualitativa. O estudo tem caráter descritivo e usa a pesquisa de campo e documental. Para a coleta de dados, utilizou-se da observação participante, com registro no diário de campo, realização de entrevistas semiestruturadas e atividades em sala de aula. Para análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo. As práticas pedagógicas utilizadas pelas professoras são limitadas e se fazem presentes apenas nas disciplinas de Ciências e Geografia, evidenciando que tais práticas não resultam na conscientização ambiental dos alunos, e que os mesmos não desenvolveram valores e atitudes em relação aos problemas socioambientais presentes na sociedade.

Publicado
2018-11-30