O ENSINO INVESTIGATIVO NA PERCEPÇÃO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS LOCAIS: O DESPERTAR DO SUJEITO ECOLÓGICO

Investigative education in the perception of local environmental problems: the awakening of the ecological subject

  • Daniela Aparecida Sebastião da Silva UFTM
  • Jonas Bezerra de Oliveira
  • Catarina Teixeira
Palavras-chave: Palavras-chave: Ensino por investigação; percepção ambiental; sujeito ecológico

Resumo

O ensino por investigação é um instrumento metodológico que permite que o educando possa ser protagonista na construção do conhecimento e proporciona a interação do estudante nesse percurso. O educando não é visto como agente passivo, mas um agente ativo que tem a possibilidade de talhar a própria trajetória pela busca do conhecimento, ofertando o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação da cultura ecológica. Através desse trabalho pretendemos analisar o uso da metodologia investigativa para auxiliar na formação do sujeito ecológico, como um instrumento para o  despertar no educando o interesse pelas questões ambientais. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, no qual realizamos o “Projeto Jovem Detetive Ecológico” com diversas atividades baseadas no ensino por investigação. Esse trabalho evidenciou que a atividade investigativa favorece a estimulação do sujeito ecológico, por permitir a construção analítica e investigativa dos problemas ambientais, isto é, o estudante tem a oportunidade de analisar todas as etapas que percorrem os problemas ambientais, bem como, a percepção comportamental das ações que causam impacto ambiental. Ressaltamos que essa forma metodológica aguçou o olhar investigativo dos estudantes.

 

Publicado
2022-12-26