Potencialidades didáticas da Divulgação Científica: princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel no âmbito de um vídeo histórico-epistemológico acerca da Tabela Periódica

Didactic potentialities of Scientific Dissemination: principles of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning within the scope of a historical-epistemological video about the Periodic Table

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Divulgação Científica, Natureza da Ciência, História da Ciência, Tabela Periódica

Resumo

De acordo com a literatura de Educação Científica no Brasil, há uma estreita ligação entre a Divulgação Científica e o Ensino de Ciências em geral. Entretanto, há uma escassa interlocução entre os seus referenciais; por exemplo, é raro encontrar materiais de Divulgação Científica que apresentem preocupações históricas e epistemológicas acerca da ciência. Além disso, normalmente, eles não apresentam fundamentação educacional, ainda que sejam elaborados com vias ao uso em contexto de ensino. Nesse sentido, este trabalho apresenta o desenvolvimento e a estrutura de um vídeo de Divulgação Científica, fundamentado em princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, acerca da história da Tabela Periódica, com ênfase na narrativa do sonho de Mendeleev, e aspectos relativos à Natureza da Ciência. A partir do desenvolvimento deste material, foi possível pensar no vídeo como base para ações didáticas no ensino formal e não formal voltadas para estudantes do ensino médio e professores em formação (inicial ou continuada), bem como seu uso no ensino informal.

Publicado
2022-12-26