ANALISANDO A APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR PARA A PRESERVAÇÃO DA ESCARPA DEVONIANA

Analyzing the knowledge approach in an interdisciplinary perspective for the preservation of the devonian scarp

  • Aline Ferreira Torezin
  • Tamara Simone van Kaick
Palavras-chave: Área de Proteção Ambiental, Educação Ambiental, Escarpa Devoniana, Interdisciplinaridade, Preservação

Resumo

Este artigo traz a análise dos resultados obtidos de um trabalho elaborado de forma interdisciplinar, que foi desenvolvido em um Colégio Estadual localizado no município de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. Um dos objetivos  esta pesquisa foi analisar a apropriação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos relativos a importância da preservação da Área de Preservação Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana. Os atuais limites da APA se localizam na região do encontro de dois grandes biomas, a Floresta Atlântica e o Cerrado, que possui grande potencial biótico porque abriga grande biodiversidade com várias espécies endêmicas, o que denota a importância ecológica desta área que está situada ao leste do estado do Paraná. Esta APA está sendo ameaçada de ter a sua área reduzida, por meio de um projeto de Lei, sendo que nas últimas décadas, a ação do homem na região já está provocando a destruição de habitats únicos e comprometendo a
biodiversidade existente. Foi encaminhado para a Assembleia legislativa do Paraná o projeto de Lei 527/2016, que prevê a redução da APA em cerca de 32% de sua área original. Para que os alunos pudessem realizar uma discussão sobre os aspectos positivos e negativos deste projeto de Lei, faziase necessário que os mesmos fossem conhecer esse complexo ecossistema, para auxiliar na compreensão da importância da APA, opinar e argumentar sobre a proposta da referida Lei que seria levada para consulta pública. Parte da APA da Escarpa Devoniana está localizada no município de Campo Largo, na qual se encontra o Colégio no qual foi desenvolvida a pesquisa, o que motivou as pesquisadoras a desenvolverem um trabalho de Educação Ambiental e interdisciplinar, que envolveu principalmente as disciplinas de Biologia e Geografia. Para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a APA da Escarpa Devoniana, foi realizada uma coleta de dados inicial, por meio da aplicação de um questionário com nove questões, que seria novamente aplicado após a realização das atividades propostas. Para atuar de forma interdisciplinar, foi proposto aplicar os conteúdos curriculares das duas disciplinas que envolvessem as principais características geomorfológicas da região, assim como os representantes da fauna e flora local, cujos dados foram levantados e identificados por meio de pesquisa bibliográfica. Foi realizada uma aula de campo no Parque Estadual de Vila Velha que está inserido na referida APA. Os alunos desenvolveram painéis ilustrativos das principais características da APA, como uma proposta de integração e sensibilização com a comunidade escolar para o tema. A análise dos dados das atividades realizadas e dos questionários foi feita de forma quali-quantitativa. Ao final das atividades realizadas, os resultados demonstraram que houve a apropriação dos conhecimentos adquiridos durante as atividades realizadas por parte dos 51 alunos analisados no entendimento das seguintes categorias: localização da APA houve um incremento de 61%, na identificação do relevo 71%, da fauna 79%, da flora 85% e no conhecimento
sobre o projeto de Lei 62%. Também foi possível identificar os argumentos aplicados pelos mesmos, relacionados com a importância da existência e da manutenção APA da Escarpa Devoniana, nas apresentações realizadas para a comunidade escolar 

Publicado
2018-11-30