DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA): USO DE PODCAST COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NO NORDESTE DO BRASIL

Universal design for learning (DUA): use of podcast as a teaching tool in science teaching in a public school in northeastern Brazil

  • Naianndra Nery de Sousa Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Nadinaele da Cunha Costa
  • Bruna Brito Santos
  • Francilene Leonel Campos
Palavras-chave: Educação Sexual; Ensino Remoto-Emergencial; Estratégias inovadoras; TDIC.

Resumo

O Ensino Remoto Emergencial foi adotado por muitas escolas brasileiras como medida de contenção da disseminação do vírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19. Durante este período, muitas problemáticas antes encobertas foram esclarecidas: para os docentes o encontro com a nova realidade e necessidade abrupta de uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e para os educandos um choque com a realidade: suporte tecnológico, familiar, e estruturais defasados. À face do exposto, e com o desígnio de contribuir com a comunidade escolar o presente trabalho teve por objetivo analisar por meio de uma abordagem quali-quanti os benefícios da aplicação e uso de uma ferramenta, aqui adaptada de forma didática, os podcasts, para ensino do tema: “Sexo, Saúde e Sociedade” tendo como base teórica e metodológica os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Para avaliar a funcionalidade da metodologia foram aplicados questionários antes e após a intervenção. Os resultados contribuíram para o fortalecimento das discussões sobre a indispensabilidade das metodologias ativas no ensino de ciências, mais que isso, em como a escolha e aplicação destas devem ser diligentemente analisadas com uma perspectiva que considere o aluno de forma integral, como é o caso do DUA. 

Publicado
2022-12-26