O ENSINO DE QUÍMICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR CONTEÚDOS DE PILHAS E BATERIAS

The teaching of chemistry and environmental education: a proposal to work on battery contents

  • Viviane Arrigo
  • Mara Cristina Lalli Alexandre
  • Natany Dayani de Souza Assai
Palavras-chave: educação ambiental, ensino de química, três momentos pedagógicos, cidadania

Resumo

A discussão de temas sociais articulados ao ensino de Química desempenha papel fundamental na formação de cidadãos, na aquisição de habilidades básicas e no desenvolvimento da capacidade de tomada de decisões. No presente artigo, apresentamos alguns resultados da implementação de uma Sequência Didática organizada com base na abordagem temática dos Três Momentos Pedagógicos, que teve como tema central a Educação Ambiental. A referida sequência foi desenvolvida em uma turma da 3ª série do Ensino Médio composta por 32 alunos, por meio da qual  objetivamos avaliar as compreensões dos alunos sobre Educação Ambiental a partir do estudo do conteúdo de pilhas. A questão problematizadora que norteou todo o seu desenvolvimento foi: De que modo o descarte incorreto de pilhas e baterias tem se revelado nocivo ao ambiente? Esta questão foi respondida pelos alunos ao início e ao final do desenvolvimento da  Sequência Didática e as respostas constituem os dados analisados nesta pesquisa, baseado nos procedimentos da Análise de Conteúdo. A análise das respostas iniciais fornecidas pelos alunos nos permitiu identificar seus conhecimentos prévios a respeito das consequências que um descarte incorreto pode acarretar ao ambiente e aos sujeitos que dele fazem parte. Já as respostas finais, fornecidas após todo o desenvolvimento da SD e a discussão dos conceitos científicos envolvidos no estudo das pilhas, indicam uma evolução conceitual, ou seja, vão além da percepção de senso comum e passam a ser elaboradas com base em conceitos cientificamente aceitos, o que nos permite inferir que o desenvolvimento da mesma
proporcionou uma Educação Ambiental e científica aos alunos, culminando na formação de cidadãos críticos e conscientes.

Publicado
2018-10-30