APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM BOTÂNICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO O TEMA BRIÓFITAS

Meaningful Learning in Botanics: A Study with High School Students Involving the Theme Bryophytes

  • Eliandra Araujo Souza Universidade do Estado do Amazonas
  • Joeliza Nunes Araújo
Palavras-chave: : Sequência Didática; Aprendizagem Significativa; Ensino de Briófitas

Resumo

Este trabalho teve por objetivo aplicar uma sequência didática no Ensino de Botânica sobre o tema Briófitas com alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública localizada na zona rural de Parintins-AM. Inicialmente houve a aplicação de um questionário para identificarmos os conhecimentos prévios dos alunos sobre Briófitas a partir da aprendizagem significativa e sua familiaridade com o tema. Após aplicou-se a sequência didática em 5 etapas: Aula de campo, onde os alunos puderam observar as Briófitas em seu habitat natural, analisando suas características e relações ecológicas no ambiente, assim como sua importância para a natureza. Produção de Exsicatas, onde os alunos preparam as amostras que foram conservadas em envelopes e aprenderam na pratica o objetivo e montagem de exsicatas. Produção de texto, em sala de aula os alunos foram orientados a produzirem um texto de suas impressões sobre a aula de campo. Orientação sobre mapas conceituais, nesta etapa os alunos tiveram uma aula sobre como construir mapas conceituais, sua estrutura e apresentação de conceitos gerais e específicos e por fim Produção de Mapas Conceituais, os alunos construíram mapas de conceitos sobre o tema Briófitas, para verificarmos quais conceitos foram aprendidos pelos alunos e se a aula de campo contribuiu para uma Aprendizagem Significativa. Com a análise dos dados coletados considerou-se que a sequência didática contribuiu de forma significativa para o Ensino de Botânica. Conclui-se que os alunos demonstraram conceitos novos e refutaram concepções errôneas que foram verificadas pelas respostas nos questionários.

Publicado
2022-12-26