ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE O PROCESSO DE FERMENTAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO MÉDIO
Practical activity on the fermentation process: an experience report for high school
Resumo
O ensino de ciências no Brasil voltado ao método investigativo tem sido objeto de estudo por muitos professores pesquisadores desde o século XX. De modo geral, entende-se por esse método que o ensino deve partir de uma problematização, que envolve a contribuição efetiva dos conhecimentos prévios dos estudantes, passando pela experimentação, argumentação e validação dos argumentos. Nesse sentido, aulas práticas podem contribuir significativamente com essa metodologia, no entanto, para que isso ocorra, os professores, principalmente da educação básica, precisam superar alguns desafios como a falta de tempo para o planejamento. Nesse estudo, uma aula prática sobre a fermentação alcoólica realizada pelas leveduras foi planejada e aplicada em um Colégio Estadual da Bahia para observação e discussão sobre o método investigativo no ensino médio. De modo geral, sugeriu-se que os estudantes ainda podem estar resistentes ao ensino por investigação e apresentam bastante dependência ao professor. Espera-se assim que com a aplicação de mais atividades prático/experimentais como esta os alunos se tornem mais participativos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.