O CONSTITUIR-SE EDUCADORA DE QUÍMICA: uso de narrativa (auto)biográfica na compreensão de movimento formativo vividos com práticas antecipadas em diferentes contextos de ensino
BUILDING YOURSELF A CHEMISTRY EDUCATOR: use of (auto)biographical narrative in understanding the formative movement experienced with anticipated practices in different teaching contexts
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender em que termos as vivências de uma graduanda de Química com práticas antecipadas em diferentes contextos formativos, contribuíram para sua formação inicial como professora de Química. Para construirmos a narrativa de formação, utilizamos a pesquisa narrativa. Narramos os acontecimentos em seções, em que são apresentadas sinopses de natureza autobiográfica e memorialística da licencianda Rami. Essas sinopses narram experiências vividas em diferentes ambientes de ensino, durante sua formação inicial, tais como no Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA), os estágios supervisionados da graduação e o programa de iniciação à docência (PIBID). Para análise das seções discutimos as reflexões feitas por Rami, levando em consideração a temporalidade antes, durante e após as ações pedagógicas nos espaços, evidenciando contribuições para sua formação como professora de Química. Evidenciamos a importância dos diferentes espaços em sua formação inicial, pois a partir das vivências antecipadas à docência, a licencianda pôde refletir sobre as ações pedagógicas reverberando em seu fazer docente de forma significativa, tornando-se um alicerce que a impulsionou na busca formativa, possibilitando ampliar o seu olhar como futura professora de Química, mesmo ainda estando em processo formativo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.