PROBLEMATIZAÇÃO E PRÁTICAS DE MICROBIOLOGIA PARA ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS
Problematization and microbiology practices for high school of public schools
Resumo
Na educação básica, a microbiologia ainda é ministrada de maneira teórica e abstrata. Porém deve ser abordada de forma contextualizada, pois os microrganismos possuem relação direta com a nossa vida cotidiana e desempenham um papel importante no ambiente. Este relato descreve a ação de extensão realizada pelo departamento de Microbiologia, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que atendeu alunos de ensino médio de escolas públicas do Paraná, com o intuito de conscientizá-los sobre a importância dos microrganismos, por meio da aprendizagem baseada em problemas (PBL). Durante as atividades desenvolvidas, os alunos foram protagonistas na construção do conhecimento. Os participantes desta ação extensionista responderam a questionários que auxiliaram a análise e discussão deste relato.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.