PROBLEMATIZAÇÃO E PRÁTICAS DE MICROBIOLOGIA PARA ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS

Problematization and microbiology practices for high school of public schools

  • Sara Scandorieiro
  • Angela Hitomi Kimura
  • Leonardo Pinto Medeiros
  • Lilian Areal Marques
  • Adriano Martin Felis Aranome
  • Gerson Nakazato
  • Renata Katsuko Takayama Kobayashi
  • Gessica Dutra Gonçalves
  • Alexandre Tadachi Morey
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas, Integração sala de aula-laboratório, Saúde, Meio ambiente

Resumo

Na educação básica, a microbiologia ainda é ministrada de maneira teórica e abstrata. Porém deve ser abordada de forma contextualizada, pois os microrganismos possuem relação direta com a nossa vida cotidiana e desempenham um papel importante no ambiente. Este relato descreve a ação de extensão realizada pelo departamento de Microbiologia, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que atendeu alunos de ensino médio de escolas públicas do Paraná, com o intuito de conscientizá-los sobre a importância dos microrganismos, por meio da aprendizagem baseada em problemas (PBL). Durante as atividades desenvolvidas, os alunos foram protagonistas na construção do conhecimento. Os participantes desta ação extensionista responderam a questionários que auxiliaram a análise e discussão deste relato.

Publicado
2018-12-03