MATEMATIZAÇÃO EM ATIVIDADES DE CRIPTOGRAFIA
Mathematization in cryptography activities
Resumo
As teorias da Educação Matemática Realística e do Circuito Epistemológico do Conhecimento em Matemática fomentam discussões sobre os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática em articulação com o conceito de Matematização. Na atualidade, embora essas duas teorias possam estar incorporadas nos currículos, ainda há muito o que se avançar em termos de como seus elementos podem ser convertidos em práticas de ensino efetivas. É com este intuito que a presente investigação teve como objetivo compreender de que forma os processos de Matematização Horizontal e Vertical, dentro do Circuito Epistemológico do Conhecimento, se concretizam em atividades envolvendo criptografia, através de um estudo contando com a participação de 19 estudantes de um programa de pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática que experienciaram o desenvolvimento de duas atividades, seguindo os princípios da Matematização e envolvendo o tema de criptografia. Os resultados deste estudo evidenciaram que os participantes, mesmo sem dominarem o conceito de Matematização, desenvolveram e completaram implicitamente todo o processo, pelo ‘fazer matemática’ concebido e oportunizado. No processo de Matematização Horizontal, o mesmo se concretizou pelo reconhecimento de etapas denominadas Estrutura, Relações e Regularidades, e no processo de Matematização Vertical por etapas denominadas Modelos, Fórmulas e Generalizações. Através deste estudo observou-se que a potencialidade do ensinar matemática por meio da Matematização se dá pela valorização do processo de construção do conhecimento matemático e não só, o conhecimento matemático em si.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.