REFLEXÕES ACERCA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE SOBRE O ARDUINO E O ENSINO DE FÍSICA OFERTADO NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Reflections on a continuing teacher education course on Arduino and the teaching of physics offered in the modality of emergency remote teaching
Resumo
As inovações na educação demandam um esforço, muitas vezes, maior do que em outros setores da sociedade. Assim sendo, é preciso um contínuo processo de formação docente, indo além da operacionalização da tecnologia, mas oportunizando a reflexão acerca da prática docente, tanto para aspectos técnicos como pedagógicos. Articulado a esse pensamento, este trabalho relata o desenho e condução de um curso de extensão realizado na perspectiva do ensino remoto emergencial, para professores de física, durante o isolamento social, em uma Instituição Pública de Ensino Superior, localizada na cidade de São Paulo. O curso tinha como temática a inserção da automatização da coleta de dados em laboratório didático de física, com a plataforma de prototipagem Arduino. Devido à necessidade de adaptação, os experimentos e proposições foram realizados também com o simulador on-line Tinkercad. Os resultados obtidos, com enquetes e participação em fóruns, apontaram uma excelente valorização da metodologia empregada no curso.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.