REFLEXÕES ACERCA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE SOBRE O ARDUINO E O ENSINO DE FÍSICA OFERTADO NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Reflections on a continuing teacher education course on Arduino and the teaching of physics offered in the modality of emergency remote teaching

  • Adriana de Andrade IFSP campus São Paulo
  • Marcio Vinicius Corrallo
Palavras-chave: Arduino. Tinkercad. Emergency Remote Learning. Computational Thinking. e-learning.

Resumo

As inovações na educação demandam um esforço, muitas vezes, maior do que em outros setores da sociedade. Assim sendo, é preciso um contínuo processo de formação docente, indo além da operacionalização da tecnologia, mas oportunizando a reflexão acerca da prática docente, tanto para aspectos técnicos como pedagógicos. Articulado a esse pensamento, este trabalho relata o desenho e condução de um curso de extensão realizado na perspectiva do ensino remoto emergencial, para professores de física, durante o isolamento social, em uma Instituição Pública de Ensino Superior, localizada na cidade de São Paulo. O curso tinha como temática a inserção da automatização da coleta de dados em laboratório didático de física, com a plataforma de prototipagem Arduino. Devido à necessidade de adaptação, os experimentos e proposições foram realizados também com o simulador on-line Tinkercad. Os resultados obtidos, com enquetes e participação em fóruns, apontaram uma excelente valorização da metodologia empregada no curso.

Publicado
2022-08-23