HISTÓRIAS EM QUADRINHOS A PARTIR DE UMA EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA PELO BAIRRO CAIÇARA: A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO DE CIENCIAS

Stories in comics from an investigative expedition through the Caiçara District: the importance of non-formal spaces in science teaching

Palavras-chave: Espaços educativos; Ensino de Ciências; Educação Ambiental.

Resumo

Este ensaio apresenta um estudo de caso desenvolvido com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont, no município de Agudo/RS, a partir de histórias em quadrinhos sobre a vivência dos alunos e discussões acerca dos dados coletados de uma expedição investigativa em um espaço não formal não institucionalizado, situado no entorno da escola- o Bairro Caiçara. O objetivo do estudo versa em apresentar as potencialidades pedagógicas da utilização de espaços não formais, articulado com a área Ciências da Natureza da Base Nacional Comum Curricular no ensino de Ciências com alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. As ações da pesquisa consistiram em: releitura da expedição investigativa socioambiental no Bairro Caiçara e discussões acerca dos possíveis impactos gerados sobre o ambiente; tomada de consciência e possíveis soluções; e sensibilização e ação socioambiental para construção das histórias em quadrinhos. Como resultados na construção das histórias em quadrinhos, constatamos que os alunos começaram a compreender melhor a situação ambiental por intermédio do espaço em que vivem, elencaram aspectos positivos e negativos, propuseram possíveis soluções e melhorias a fim de melhorar a qualidade de vida no bairro, bem como refletiram sobre a importância e a preservação do meio ambiente em que vivem. Assim, percebemos que a utilização de espaços não formais podem contribuir com o ensino de ciências e potencializar o aprendizado nos alunos.

Biografia do Autor

Andrea Inês Goldschmidt, Dra., UFSM

Dra. em Educação em Ciências. Professora na Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pos Graduação Educação em Ciências.

Publicado
2022-08-23