HISTÓRIAS EM QUADRINHOS A PARTIR DE UMA EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA PELO BAIRRO CAIÇARA: A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO DE CIENCIAS
Stories in comics from an investigative expedition through the Caiçara District: the importance of non-formal spaces in science teaching
Resumo
Este ensaio apresenta um estudo de caso desenvolvido com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont, no município de Agudo/RS, a partir de histórias em quadrinhos sobre a vivência dos alunos e discussões acerca dos dados coletados de uma expedição investigativa em um espaço não formal não institucionalizado, situado no entorno da escola- o Bairro Caiçara. O objetivo do estudo versa em apresentar as potencialidades pedagógicas da utilização de espaços não formais, articulado com a área Ciências da Natureza da Base Nacional Comum Curricular no ensino de Ciências com alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. As ações da pesquisa consistiram em: releitura da expedição investigativa socioambiental no Bairro Caiçara e discussões acerca dos possíveis impactos gerados sobre o ambiente; tomada de consciência e possíveis soluções; e sensibilização e ação socioambiental para construção das histórias em quadrinhos. Como resultados na construção das histórias em quadrinhos, constatamos que os alunos começaram a compreender melhor a situação ambiental por intermédio do espaço em que vivem, elencaram aspectos positivos e negativos, propuseram possíveis soluções e melhorias a fim de melhorar a qualidade de vida no bairro, bem como refletiram sobre a importância e a preservação do meio ambiente em que vivem. Assim, percebemos que a utilização de espaços não formais podem contribuir com o ensino de ciências e potencializar o aprendizado nos alunos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.