PROCESSO DE VALIDAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: DA GRAVITAÇÃO AOS BURACOS NEGROS
Validation process of an investigative teaching sequence for the teaching of modern and contemporary physics: from gravitation to black holes
Resumo
O principal objetivo deste estudo consiste na validação de uma sequência de ensino investigativa para o ensino de gravitação aos buracos negros apresentando, dessa forma, os conteúdos, no campo da Física Clássica e da Física Moderna e Contemporânea. Por assumirmos a abordagem investigativa, as atividades foram desenvolvidas centradas na problematização e na possibilidade de ampliar o engajamento dos estudantes no processo de construção do conhecimento científico escolar. O processo de validação da sequência de ensino por investigação, foi realizado por dois instrumentos: (i) com critérios específicos para avaliação de alunos do ensino médio da rede pública da Educação Básica e (ii) voltado para avaliação de professores com ampla experiência no desenvolvimento de atividades investigativas e no tema da Física em foco. Os instrumentos foram encaminhados para os participantes via formulário digital, cinco professores e quinze alunos encaminharam a devolutiva das respostas. O resultado culminou na reelaboração da Sequência de Ensino Investigativa (SEI), acarretando na melhoria das situações-problemas, adequação do tempo de cada atividade e aprimoramento dos meios de investigações, aumentado sua potencialidade para o ensino da gravitação aos buracos negros, numa perspectiva investigativa.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.