A PERFEITA SIMBIOSE ENTRE A TEORIA FÍSICA E A PROVA DE CORRIDA DE CURTA DISTÂNCIA
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma sequência de ensino investigativa (SEI) desenvolvida sob a metodologia de Ensino por Investigação (EI) e norteada pelos princípios da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A proposta interdisciplinar entre a Física e o Atletismo permitiu apresentar um pouco da História das provas de corrida, suas regras e equipamentos, para ensinar a diferença entre velocidades média e instantânea, desenvolver as habilidades experimentais, construção e interpretação de gráficos a partir de um acontecimento real. A SEI conta com três experimentos simples com medidas e análise de dados. O último experimento é uma corrida com os próprios alunos, que possibilita o ensino e a aprendizagem das grandezas físicas acima mencionadas. Integra a SEI os modelos físicos de Keller (1973) e de Tibshirani (1997), que previram o desempenho de um atleta vencedor durante uma prova de corrida, que foram apresentados e aplicados aos recordes do lendário Usain Bolt. A SEI foi aplicada presencialmente a turma de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ, cujos resultados de aprendizagem foram analisados qualitativamente através das respostas das questões sobre os experimentos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.