ARGUMENTAÇÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO PLANETÁRIO DA UNIPAMPA

Argument About Climate Change in The Unipampa Planetary

  • Milena Galvani Rodrigues de Almeida Universidade Federal do Pampa.
  • Guilherme Frederico Marranghello
  • Pedro Fernando Teixeira Dorneles
Palavras-chave: Alfabetização Científica; Planetário; Mudanças Climáticas.

Resumo

Este artigo apresenta o trabalho de pesquisa desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, em parceria com o Planetário da Unipampa, em Bagé-RS. O objetivo do trabalho foi investigar a argumentação de alunos e a possibilidade de início de uma promoção da Alfabetização Científica, através de ações desenvolvidas antes e durante a visitação escolar no planetário. As atividades propostas basearam-se nos Três Momentos Pedagógicos (3MP), utilizando uma sessão de planetário sobre Mudanças Climáticas associada a uma discussão sobre o aumento das queimadas na Amazônia, a poluição gerada nas usinas termoelétricas e com a criação extensiva de gado. A Teoria da Argumentação de Toulmin e os Indicadores de Alfabetização Científica foram utilizados para analisar as atividades desenvolvidas, as quais ocorreram de forma online através do Google Classroom, em virtude da pandemia da COVID-19. Foi possível concluir que a realização desta proposta propiciou uma aproximação entre escola e planetário e as atividades envolveram os alunos nas discussões e argumentações, o que contempla características fundamentais para o início da promoção da Alfabetização Científica.

Publicado
2022-08-23