ENSINO INTERDISCIPLINAR DA FOTOSSÍNTESE: INTERFACES ENTRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA E AS COMUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO
INTERDISCIPLINARY TEACHING OF PHOTOSYNTHESIS: INTERFACES BETWEEN CRITICAL MEANINGFUL LEARNING AND RESEARCH COMMUNITIES
Resumo
A divisão dos conceitos e das noções teóricas por componentes disciplinares diferentes é um dos desafios no processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Este trabalho explora uma abordagem interdisciplinar na implementação didática do estudo do processo de fotossíntese nas escolas ou nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A proposta deste estudo é demonstrar como a interdisciplinaridade pode ser incorporada na sequência didática nas aulas presenciais e também nas aulas do ensino remoto – este sem perda de dinâmica e eficácia no processo de ensino e aprendizagem. A sequência didática e a atividade de ensino remoto foram baseadas nos conceitos principais das teorias psicológicas de Ausubel, Moreira e Vygotsky e das teorias educacionais de Moreira e Lipman para construção de aprendizagem significativa crítica. Para organização e avaliação do processo de aprendizagem, foi selecionado e aplicado o mapa conceitual, de Novak. Os resultados obtidos mostram nível suficiente de aprendizagem dos conceitos estudados do processo de fotossíntese e também a adaptação dos alunos ao método de ensino e aprendizagem na perspectiva da interdisciplinaridade, bem como foi indicado a adesão positiva à ferramenta do mapa conceitual. Com esses resultados, espera-se que a abordagem apresentada nesta pesquisa seja útil para outros profissionais da área educacional, permitindo sua aplicação nos diferentes componentes disciplinares e distintos espaços da educação formal.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.