TEXTOS CIENTÍFICOS EM AULAS DE CIÊNCIAS
RELATO DE ATIVIDADES NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO SINCRONO ENVOLVENDO ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS
Resumo
O texto relata uma experiência pedagógica envolvendo textos científicos como parte das discussões do tema “Leis de Newton” no nono ano do Ensino Fundamental. Para leitura desses textos, organizou-se um modelo envolvendo as estratégias metacognitivas. O objetivo do presente artigo é apresentar o modelo de estratégias metacognitivas de leitura elaborado para o estudo e relatar sua operacionalização nas aulas de Ciências. O contexto de desenvolvimento do estudo foi o de ensino remoto síncrono utilizando a plataforma do Google Meet® e uma turma com 18 alunos de uma escola privada localizada no interior do Rio Grande do Sul. Como resultado do relatado temos a identificação de que os estudantes se envolvem com o tema: quando oportunizado a leitura compartilhada com momentos explícitos de tomada de consciência sobre os próprios conhecimentos, planejamento e avaliação da compreensão; ao realizar rodas de discussão para socialização da compreensão; ao trazer textos científicos que instiguem a formulação de perguntas; e, quando utilizado estratégias metacognitivas de leitura que oportunizem o resgate de conhecimentos prévios e de reflexão sobre a compreensão do conteúdo apresentado.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.