TEXTOS CIENTÍFICOS EM AULAS DE CIÊNCIAS

RELATO DE ATIVIDADES NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO SINCRONO ENVOLVENDO ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS

Palavras-chave: Leis de Newton, Metacognição, Ensino de Ciências

Resumo

O texto relata uma experiência pedagógica envolvendo textos científicos como parte das discussões do tema “Leis de Newton” no nono ano do Ensino Fundamental. Para leitura desses textos, organizou-se um modelo envolvendo as estratégias metacognitivas. O objetivo do presente artigo é apresentar o modelo de estratégias metacognitivas de leitura elaborado para o estudo e relatar sua operacionalização nas aulas de Ciências. O contexto de desenvolvimento do estudo foi o de ensino remoto síncrono utilizando a plataforma do Google Meet® e uma turma com 18 alunos de uma escola privada localizada no interior do Rio Grande do Sul. Como resultado do relatado temos a identificação de que os estudantes se envolvem com o tema: quando oportunizado a leitura compartilhada com momentos explícitos de tomada de consciência sobre os próprios conhecimentos, planejamento e avaliação da compreensão; ao realizar rodas de discussão para socialização da compreensão; ao trazer textos científicos que instiguem a formulação de perguntas; e, quando utilizado estratégias metacognitivas de leitura que oportunizem o resgate de conhecimentos prévios e de reflexão sobre a compreensão do conteúdo apresentado.

Biografia do Autor

Cássia Andrade Ribeiro, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade de Passo Fundo.

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo.

Graduada em Física (L) na Universidade de Passo Fundo.

Alana Neto Zoch, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Química Industrial e Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com formação na área de síntese orgânica. É professora titular da Universidade de Passo Fundo-RS, atuando na área de Química dos Produtos Naturais, Biocombustíveis e Ensino de Ciências.

Docnete permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Publicado
2022-04-26