EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA

UMA ANÁLISE DE RODAS DE CONVERSA EM TURMAS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Sâmia Tavares Costa de Melo Escola Municipal Marconi
  • Luiz Gustavo Franco UFMG
Palavras-chave: Educação em Sexualidade, Rodas de conversa, Adolescência, Contextos

Resumo

Neste artigo analisamos rodas de conversa sobre sexualidade com turmas de 8º ano do Ensino Fundamental. Identificamos diferentes relações intercontextuais que os alunos mobilizaram ao se posicionarem durante as discussões dessas rodas, bem como o modo que a professora reagia a tais contextos. Fizemos observação com registro em caderno de campo e gravações em áudio. Como resultados, indicamos a expressividade de determinados contextos da vida social dos estudantes, como suas vivências familiares, questões religiosas, de gênero e políticas. Quanto ao discurso da professora, foi possível identificar que transitou entre diferentes modelos de educação em sexualidade, com a predominância de um modelo de abordagem mais ampla que buscava ir além das dimensões biológicas. Destacamos implicações para a educação em sexualidade, especialmente no que diz respeito ao trabalho de escuta dos estudantes e a ênfase no respeito ao outro.

Publicado
2022-04-27