EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA
UMA ANÁLISE DE RODAS DE CONVERSA EM TURMAS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Neste artigo analisamos rodas de conversa sobre sexualidade com turmas de 8º ano do Ensino Fundamental. Identificamos diferentes relações intercontextuais que os alunos mobilizaram ao se posicionarem durante as discussões dessas rodas, bem como o modo que a professora reagia a tais contextos. Fizemos observação com registro em caderno de campo e gravações em áudio. Como resultados, indicamos a expressividade de determinados contextos da vida social dos estudantes, como suas vivências familiares, questões religiosas, de gênero e políticas. Quanto ao discurso da professora, foi possível identificar que transitou entre diferentes modelos de educação em sexualidade, com a predominância de um modelo de abordagem mais ampla que buscava ir além das dimensões biológicas. Destacamos implicações para a educação em sexualidade, especialmente no que diz respeito ao trabalho de escuta dos estudantes e a ênfase no respeito ao outro.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.