O CENÁRIO DAS PESQUISAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO NO ENSINO DE FÍSICA
Research scenario concerning the use of thought experiments in teaching physics
Resumo
Experimentos de pensamento (EP’s) são ferramentas de raciocínio tradicionais na Filosofia e Física. Contudo, a aplicação na área de ensino de Física ainda é escassa. Realizamos uma revisão da literatura sobre o tema com buscas em bancos de dados eletrônicos a fim de identificar a utilização dos EP’s no ensino de Física. Para a seleção dos artigos alguns critérios foram previamente estabelecidos: período de publicação (2010-2020); possuir Qualis CAPES; artigos publicados em revistas; artigos de revisão, propostas ou atividades de EP’s desenvolvidas em sala de aula. Mapeamos e descrevemos artigos com aplicações, métodos e propostas para o uso de EP’s no ensino de Física. A análise dos resultados aponta convergência na aplicação do EP. Vários autores consideram o EP como uma ferramenta auxiliar para o desenvolvimento de competências que contribuem para a geração de questionamentos, analogias, hipóteses, situações de conflito mental. Além disso, o EP pode promover a construção e compreensão dos conceitos da Física. Nossa revisão sugere que o EP tem grande potencial pedagógico em sala de aula no que tange ao ensino de teorias da Física e desenvolvimento do raciocínio científico.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.