O CENÁRIO DAS PESQUISAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO NO ENSINO DE FÍSICA

Research scenario concerning the use of thought experiments in teaching physics

  • Josilandia de Oliveira Beiral
  • Carlos Eduardo Batista de Sousa
Palavras-chave: Experimentos de Pensamento; Ensino de Ciências; Ensino de Física; Epistemologia.

Resumo

Experimentos de pensamento (EP’s) são ferramentas de raciocínio tradicionais na Filosofia e Física. Contudo, a aplicação na área de ensino de Física ainda é escassa. Realizamos uma revisão da literatura sobre o tema com buscas em bancos de dados eletrônicos a fim de identificar a utilização dos EP’s no ensino de Física. Para a seleção dos artigos alguns critérios foram previamente estabelecidos: período de publicação (2010-2020); possuir Qualis CAPES; artigos publicados em revistas; artigos de revisão, propostas ou atividades de EP’s desenvolvidas em sala de aula. Mapeamos e descrevemos artigos com aplicações, métodos e propostas para o uso de EP’s no ensino de Física. A análise dos resultados aponta convergência na aplicação do EP. Vários autores consideram o EP como uma ferramenta auxiliar para o desenvolvimento de competências que contribuem para a geração de questionamentos, analogias, hipóteses, situações de conflito mental. Além disso, o EP pode promover a construção e compreensão dos conceitos da Física. Nossa revisão sugere que o EP tem grande potencial pedagógico em sala de aula no que tange ao ensino de teorias da Física e desenvolvimento do raciocínio científico.

Publicado
2022-04-26