UMA PROPOSTA DE OFICINA TEMÁTICA REMOTA

ENSINO DE REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO CONTEXTUALIZADAS COM A RESTAURAÇÃO DE OBRAS DE ARTE EM METAL

  • João Cura DArs Figueiredo Junior UFMG
  • Isabela de Oliveira Esteves
Palavras-chave: Oficina temática, Contextualização, Oxirredução, Restauração de metais artísticos, Ensino Remoto

Resumo

As reações de oxirredução são um conteúdo de Química que apresenta complexidade na sua aprendizagem. Várias abordagens didáticas podem ser usadas em seu ensino das quais uma é a oficina temática que consiste em uma proposta pedagógica que facilita a integração de distintas áreas do conhecimento e é capaz de promover a formação crítica, histórica e social dos estudantes.  Este trabalho teve o objetivo de desenvolver e aplicar uma oficina temática remota sobre as reações de oxirredução a partir da contextualização da Conservação - Restauração de obras de arte em metal. Desse modo, foi possível discutir o tópico de Química nos aspectos fenomenológico, teórico e representacional de forma contextualizada com o patrimônio cultural através da Conservação – Restauração. A oficina foi aplicada para estudantes da segunda e terceira série do ensino médio de uma escola pública de Belo Horizonte. Devido à pandemia da Covid-19, a oficina foi realizada de forma remota utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Os resultados apontaram que o conteúdo das reações de oxirredução foi bem compreendido e os estudantes perceberam o patrimônio cultural como parte da memória da cultura, percebendo sua importância através das relações entre Química, Arte e Conservação - Restauração.

Publicado
2022-04-26