ANÁLISE DOS VÍDEOS EDUCATIVOS VEICULADOS PELA TV INES: UMA FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS SURDOS
Analysis of INES TV Educational Videos: A Scientific Dissemination Tool for the Deaf
Resumo
A presente investigação se trata de um aprofundamento analítico de uma monografia de conclusão de curso, em que analisou-se a importância da TV INES como ferramenta para o campo da educação em Ciências e as suas contribuições para a divulgação científica voltada aos surdos. Para tal estudo, foram analisados os programas “A vida em Libras”, “Panorama Visual” e “A história das coisas”. Em seguida, os vídeos selecionados foram categorizados. A partir disso, constatou-se que o conteúdo deles traziam abordagens sobre questões relacionadas à divulgação científica e apresentavam características que destacavam os aspectos imagéticos fundamentais à condição dos surdos. Verificou-se com os resultados desta análise que os três programas se mostraram relevantes para a formação educacional dos estudantes surdos, uma vez que apresentaram características que podem favorecer a aprendizagem das Ciências.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.