COMPARANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM A ROBÓTICA SUSTENTÁVEL E A TRADICIONAL TENDO COM FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE ELETRICIDADE
Comparing Pedagogical Practices with Sustainable and Traditional Robotics having as a Theoretical-Methodological Foundation Collaborative Learning in Electricity Teaching
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar as contribuições do uso da Robótica Sustentável para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes em escolas da Educação Básica, tomando por base o referencial teórico-metodológico da Aprendizagem Colaborativa. A coleta de dados foi realizada durante oficinas para a construção de protótipos de Robótica por alunos do Ensino Médio em uma escola do Estado da Paraíba – Brasil. Os dados foram analisados a partir de inferências de trechos de diálogos dos estudantes à luz de estudos relacionados à Teoria da Aprendizagem Colaborativa. Como principais resultados, verificamos que a Robótica possibilitou a aprendizagem dos estudantes de forma colaborativa, conseguindo resolver problemas e aprender com o erro. Entretanto, foi possível verificar que a Robótica Sustentável, comparada ao trabalho com a Robótica Tradicional, permitiu debater mais assuntos da Física, assim como propiciar mais criatividade, maior potencial de inovação, discutir sobre a Sustentabilidade, executar tarefas de marceneiro e eletricista e movimentar-se mais.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.