SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA: UMA PROPOSTA STEAM DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Phylogenetic Systematics: a STEAM proposal for undergraduate Biological Sciences teaching
Resumo
Discutimos neste texto uma experiência de ensino na perspectiva STEAM, proposta para o componente curricular sobre Evolução Biológica, em Cursos de Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas, para a construção de cladogramas pelo Método de Análise de Congruência e Incongruência de Caracteres, que envolve conteúdos de Biologia e Matemática do Ensino Médio, e o uso de aplicativos. A proposta é desenvolvida com base em caracteres morfológicos hipotéticos das asas de uma borboleta, baseada em metodologia que integra conhecimentos de Ciências da Natureza, uso de ferramentas tecnológicas, conhecimentos matemáticos e, quando possível, elementos do campo da Arte. A proposta integra as ideias defendidas por Japiassú, Fazenda e Santomé, considerando as especificidades e cuidados demandados por uma proposta interdisciplinar. Nossa reflexão passa pela necessidade de promovermos uma formação de qualidade dos futuros professores da Educação Básica, de modo que valorizem uma prática docente baseada na compreensão e na realização de atividades que possibilitem a explicitação da conexão entre diferentes campos de conhecimento, ampliando sua visão sobre os fenômenos da área e, ao mesmo tempo, habilitando-os a desenvolverem projetos de mesma natureza em suas futuras salas de aula.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.