DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA OFICINA DE ENSINO DE VIDEOANÁLISE PARA PROFESSORES DE FÍSICA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DO SOFTWARE LIVRE TRACKER

Palavras-chave: TDIC; videoanálise; Tracker; Ensino de Física; oficinas de ensino

Resumo

Este trabalho visa a situar a videoanálise no campo do Ensino, a partir dos referenciais de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Recursos Educacionais Abertos (REA), experimentação e formação continuada de professores. A partir desta articulação teórica, foi elaborada uma oficina de videoanálise utilizando o programa livre Tracker, com o objetivo de divulgar e popularizar o uso da videoanálise e avaliar o programa Tracker. A oficina foi realizada e validada por meio de registros em diário de bordo e da aplicação de questionários voltados a avaliar a usabilidade do programa e a intenção dos participantes em utilizar o Tracker nas aulas de Física. Foi possível constatar que os professores consideram o Tracker um programa de fácil instalação e uso. Além disso, os participantes intencionaram levar a videoanálise para a sala de aula, o que foi verificado. As oficinas desenvolvidas têm o condão de serem aplicadas tanto na formação continuada quanto na formação inicial e constituem o produto associado à dissertação de um mestrado profissional. Este produto está disponível no repositório institucional da universidade e é aberto à comunidade.

Publicado
2021-12-22