SEMINÁRIOS EM GRUPO - UMA ESTRATÉGIA PARA APRENDIZADO ATIVO E COLABORATIVO

Group seminars as a strategy for active and collaborative learning

  • Fernando Schoenmaker
  • Bayardo Baptista Torres
Palavras-chave: Seminário, Aprendizagem ativa, Aprendizagem colaborativa.

Resumo

As modalidades didáticas alinhadas com o aprendizado ativo são, reconhecidamente, estratégias que contribuem para aperfeiçoar o processo educacional. Em uma disciplina de Bioquímica, desenvolvemos uma metodologia de seminários em grupo com o objetivo de torná-los uma atividade ativa e colaborativa. A estratégia, que se revelou muito eficiente, baseia-se em ter (i) temas inseridos na ementa da disciplina e fazendo parte do conteúdo de avaliação; (ii) preparação supervisionada; (iii) apresentação segundo normas específicas e (iv) avaliação dupla: pelos pares e pelo professor. A receptividade pelos participantes foi elevada sob todos os aspectos pesquisados: pertinência dos temas escolhidos, dedicação à apresentação, corresponsabilidade na avaliação, desenvolvimento de autonomia e contribuição para a formação científica. Os resultados obtidos indicam que a forma adotada para conduzir os seminários é uma alternativa atraente para o comprometimento dos alunos com seu próprio aprendizado e pode contribuir para o desenvolvimento de algumas habilidades pouco exploradas pelo procedimento convencional.

Publicado
2024-08-26