SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA
UMA ABORDAGEM DIDÁTICA NA RODA DE CONVERSA
Resumo
Educação Sexual no âmbito escolar, geralmente, restringe-se ao viés biológico-preventivo, o que reflete o despreparo dos professores para ministrarem tal temática; isso, por sua vez, é ressonância de uma formação docente insuficiente para tratar o tema adequadamente. Este estudo relata uma atividade de educação para a sexualidade desenvolvida por bolsistas do PIBID-Biologia, que conduziram uma reflexão através de perguntas norteadoras direcionadas a alunos do Ensino Médio de uma escola pública, almejando ampliar conceitos relacionados à sexualidade e gênero, numa perspectiva emancipatória e promotora de autonomia. Através do PIBID, essa intervenção pedagógica enriqueceu a experiência docente dos licenciandos, na medida em que demandou uma busca pelo conteúdo não ofertado na formação inicial e propiciou a superação dos desafios da sala de aula.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.