O DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E REFLEXÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
THE HUMAN RIGHT TO PROPER FOOD: A PROPOSAL FOR INTERVENTION AND REFLECTION IN SCIENCE TEACHING
Resumo
Este artigo caracteriza-se como um estudo de uma proposta de intervenção realizada no Ensino Fundamental de duas escolas de educação básica do Estado do Paraná. Essa proposta foi desenvolvida com os estudantes e analisada, dentro de uma perspectiva crítica da apropriação do conteúdo, quanto a um dos direitos fundamentais do ser humano, a alimentação adequada. As aulas foram organizadas em uma sequência didática envolvendo a problematização do tema em sala de aula. Ao final da intervenção 128 estudantes participantes da proposta de intervenção responderam a um questionário com questões fechadas e abertas referentes sobre ao trabalho desenvolvido. Verificou-se que, o trabalho com os direitos humanos em sala de aula pode ser realizado em vários conteúdos da disciplina de Ciências e em uma perspectiva de complexidade de saberes desde que os professores compreendam que a temática não tem dias ou horas específicas para ocorrer e planejem dentro da proposta curricular de suas disciplinas, muitas vezes, com apoio de outros professores. Já para os estudantes a intervenção significou um olhar diferenciado ao processo de alimentação, como direito fundamental, a partir das reflexões desse direito humano.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.