A BIOTECNOLOGIA DOS PROBIÓTICOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NA ABORDAGEM CTS PARA ENSINO DE BIOLOGIA NA EJA
The biotechnology of probiotics: a didactic proposal in the STS approach for teaching biology in Youth and Adult Education
Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa que objetivou avaliar as contribuições de uma sequência de aprendizagem com a temática “biotecnologia dos probióticos”, elaborada na perspectiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A pesquisa se caracterizou como de abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa-ação, em que foram realizadas anotações, além de dados obtidos a partir da aplicação de questionário, inicialmente para sondagem e análise do conhecimento prévio dos alunos, e reaplicado após a finalização das atividades, a fim de avaliar as possíveis contribuições da sequência de aprendizagem. A intervenção didática ocorreu em uma escola da rede pública estadual de Ponta Grossa/PR, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da disciplina de Biologia, durante três encontros de quatro horas-aula. Os resultados da intervenção apontam que houve crescente interesse dos estudantes pelo tema, evidenciado por meio da participação e dos questionamentos. As atividades propostas oportunizaram aos alunos o envolvimento com estratégias de pesquisa, leituras, debates e reflexões, com intuito de conscientizá-los da importância de ações reflexivas sobre conteúdos que se relacionam com o seu cotidiano. Promoveu-se assim um ambiente de aprendizagem efetivo, em que todos os estudantes se sentiram seguros e motivados a aprender, sinalizando que metodologias de ensino com a abordagem CTS valorizam a problematização e a aprendizagem colaborativa, e estimulam a formação da criticidade para que sejam mais atuantes na sociedade. Infere-se, portanto, que estas atividades contribuem para a reflexão, responsabilidade e compromisso frente às questões sociais.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.