A BIOTECNOLOGIA DOS PROBIÓTICOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NA ABORDAGEM CTS PARA ENSINO DE BIOLOGIA NA EJA

The biotechnology of probiotics: a didactic proposal in the STS approach for teaching biology in Youth and Adult Education

  • Tatiane Evangelista Zils
  • Danislei Bertoni
Palavras-chave: Ensino de Biologia. Microbiologia. Aprendizagem. Abordagem CTS.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que objetivou avaliar as contribuições de uma sequência de aprendizagem com a temática “biotecnologia dos probióticos”, elaborada na perspectiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A pesquisa se caracterizou como de abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa-ação, em que foram realizadas anotações, além de dados obtidos a partir da aplicação de questionário, inicialmente para sondagem e análise do conhecimento prévio dos alunos, e reaplicado após a finalização das atividades, a fim de avaliar as possíveis contribuições da sequência de aprendizagem. A intervenção didática ocorreu em uma escola da rede pública estadual de Ponta Grossa/PR, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da disciplina de Biologia, durante três encontros de quatro horas-aula. Os resultados da intervenção apontam que houve crescente interesse dos estudantes pelo tema, evidenciado por meio da participação e dos questionamentos. As atividades propostas oportunizaram aos alunos o envolvimento com estratégias de pesquisa, leituras, debates e reflexões, com intuito de conscientizá-los da importância de ações reflexivas sobre conteúdos que se relacionam com o seu cotidiano. Promoveu-se assim um ambiente de aprendizagem efetivo, em que todos os estudantes se sentiram seguros e motivados a aprender, sinalizando que metodologias de ensino com a abordagem CTS valorizam a problematização e a aprendizagem colaborativa, e estimulam a formação da criticidade para que sejam mais atuantes na sociedade. Infere-se, portanto, que estas atividades contribuem para a reflexão, responsabilidade e compromisso frente às questões sociais.

Publicado
2021-12-22