PROPOSTAS DIDÁTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

REVISÃO DA LITERATURA DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

  • Carlos Ventura Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fernanda Bianca Hesse Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Revisão da literatura, Didática das Ciências, Modelos pedagógicos

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão da literatura acadêmica da área de Didática das Ciências, envolvendo as publicações de sete periódicos nacionais, englobando a série histórica dos anos 2010 até 2020. Objetivou-se, centralmente: caracterizar as propostas didáticas desse campo do conhecimento, diante do cenário acadêmico nacional; identificar quais destas aparecem, efetivamente, como práticas pedagógicas realizadas na Educação Básica; adotar os modelos pedagógicos tipicamente utilizados nas aulas de Ciências Naturais como categoria de análise principal das propostas referidas. Foi utilizada a análise de conteúdo como técnica interpretativa dos dados. Verificou-se a maior frequência: de propostas vinculadas ao Ensino Médio; de trabalhos oriundos de universidades públicas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná; dos modelos pedagógicos construtivista e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); de referenciais teóricos apropriados pelo campo construtivista; de estratégias baseadas em aulas expositivas/ dialogadas e em atividades investigativas; de práticas pedagógicas vinculadas ao ensino de Química e Ciências Naturais. As reflexões desenvolvidas apontam para o desafio de que seja ampliada a produção acadêmica envolvendo o ensino de Ciências Naturais para a Educação Infantil e para as séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como indica a necessidade de que haja maior envolvimento dos docentes da Educação Básica no desenvolvimento de pesquisas educacionais relacionadas à sua área de atuação.

Publicado
2021-12-20