POTENCIALIDADES DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA EM TEMPO DE PANDEMIA
POTENTIALS OF EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN TEACHING ORGANIC CHEMISTRY IN PANDEMIC TIME
Resumo
Este trabalho relata a execução de diferentes experimentos, realizados de forma assíncrona, pelos estudantes do terceiro período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no PLE referente ao período de novembro de 2020 a fevereiro de 2021, a partir da temática, laboratório alternativo de ensino de Química Orgânica, cuja proposta de trabalho consistiu no seguinte eixo: montagem e uso do laboratório alternativo em casa através de experimentos simples de química orgânica. Tais atividades pautaram-se na extração, identificação e reação de compostos orgânicos. Com a realização dos experimentos, vários grupos funcionais e funções orgânicas, entre os compostos presentes nos medicamentos e alimentos estudados, foram focados e explorados, tais como hidrocarbonetos, álcoois, éter, ácidos carboxílicos e derivados, cetonas, compostos fenólicos, entre outros. O mesmo trata de atividades experimentais que contribuíram para a abordagem de forma contextualizada e significativa de conteúdos tais como, grupos funcionais, funções orgânicas e reações orgânicas. Neste cenário, aulas experimentais assíncronas podem servir de forma mais eficaz como uma alternativa possível de aprender ciências em casa.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.