O uso de circuitos como proposta na Educação Ambiental:
uma alternativa a partir das inteligências múltiplas de Gardner
Resumo
O objetivo do presente trabalho é diagnosticar a percepção e concepção ambiental dos estudantes de uma turma de graduação, utilizando um circuito como ferramenta de avaliação, alicerçados assim no aprendizado individual e coletivo a partir das inteligências Múltiplas de Gardner. A pesquisa qualitativa é do tipo pesquisa participante e como instrumento analítico tomou-se um roteiro de observação como coleta de dados do pesquisador e as produções escritas dos acadêmicos. Como resultados, notou-se à habilidade para resolução de problemas e a criatividade através do uso de diferentes inteligências, por meio de uma série de reflexões, tornando o olhar do discente mais crítico diante das questões ambientais discutidas na intervenção. A partir dessa investigação pode-se concluir e refletir sobre as teorias de Gardner que se interligam e fazem o arcabouço da Educação Ambiental e de uma prática pedagógica mais contextualizada, desta forma, foi possível observar o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo dos discentes e suas compreensões com o meio ambiente.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.