O uso de circuitos como proposta na Educação Ambiental:

uma alternativa a partir das inteligências múltiplas de Gardner

Palavras-chave: Inteligências Múltiplas; Educação Ambiental; Prática Pedagógica; Circuitos; Atividades Lúdicas.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é diagnosticar a percepção e concepção ambiental dos estudantes de uma turma de graduação, utilizando um circuito como ferramenta de avaliação, alicerçados assim no aprendizado individual e coletivo a partir das inteligências Múltiplas de Gardner. A pesquisa qualitativa é do tipo pesquisa participante e como instrumento analítico tomou-se um roteiro de observação como coleta de dados do pesquisador e as produções escritas dos acadêmicos. Como resultados, notou-se à habilidade para resolução de problemas e a criatividade através do uso de diferentes inteligências, por meio de uma série de reflexões, tornando o olhar do discente mais crítico diante das questões ambientais discutidas na intervenção. A partir dessa investigação pode-se concluir e refletir sobre as teorias de Gardner que se interligam e fazem o arcabouço da Educação Ambiental e de uma prática pedagógica mais contextualizada, desta forma, foi possível observar o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo dos discentes e suas compreensões com o meio ambiente.

Biografia do Autor

Éverton Fernandes Machado, Universidade Federal do Pampa

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bolsista de Mestrado pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior desde março de 2020. Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atuante no desenvolvimento de pesquisas no Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Movimentos Sociais.

Cristiano Corrêa Ferreira, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1999), especialização em Gráfica Digital pela Universidade Federal de Pelotas (2012), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Pampa. Atua como professor permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino da UNIPAMPA. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica, Engenharia de Energias Renováveis e Ambientes, com ênfase em Fundamentos de Desenho Técnico e Expressão Gráfica e Engenharia do Produto atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Desenho técnico, Representação do Projeto, Expressão Gráfica, Desenvolvimento do Produto, Produtos Cerâmicos, Modelagem e Prototipagem e Informática.

Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa

Professora da Universidade Federal do Pampa, graduada em Licenciatura Química com Habilitação em Ciências (FURG), Mestre em Agroquímica (UFV) e Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Atua junto a formação inicial de professores no curso de Química Licenciatura e integra o Mestrado Acadêmico em Ensino no qual orienta trabalhos relacionados a práticas de ensino a partir de uma perspectiva epistemológica crítica.

Sandra Dutra Piovesan, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta (2006), graduação em Programa Especial de Graduação e Formação de Professores pela Universidade Federal de Santa Maria, equivalente a Licenciatura em Computação (2012) , Mestrado em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora na Universidade Federal do Pampa, curso de Engenharia de Computação e Mestrado em Ensino. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem Formais e Autômatos, Educação à Distância, Informática na Educação e Ambientes Imersivos.

Publicado
2021-12-22