A UTILIZAÇÃO DO CURTA METRAGEM “QUE SACO!” COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

The use of the short film “Que Saco!” as a pedagogical proposal in science teaching

  • Amanda Cordeiro de Melo Souza Cézar
  • André Lucas Corrêa de Andrade
  • Tatiane França Melo
  • Ivan Sá Leitão da Silva
  • Karla Maria Euzébio da Silva
Palavras-chave: Vídeo; Meio Ambiente; Ferramenta Didática.

Resumo

O artigo tem como objetivo relatar o processo de produção de um curta metragem e discutir a respeito de sua aplicação nos anos finais do Ensino Fundamental, a fim de contribuir na formação de cidadãos conscientes relacionados ao espaço que estão inseridos. Para isso, apresenta dados de uma revisão sobre o tema, elaboração do vídeo que utilizou como template o programa Movavi Video Editor. Posteriormente, o curta metragem foi exibido em sala de aula e os educandos elaboraram desenhos sobre o conteúdo abordado. Discutem-se possíveis percursos que os docentes podem realizar junto aos educandos, de maneira a apontar alternativas para uma mudança de comportamento em sala de aula do educador no processo de ensino e aprendizagem. Também se identificaram possíveis compreensões dos estudantes a partir da realização dos desenhos que apontaram para diferentes visões de natureza.
Publicado
2021-12-22