A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DE PROBLEMAS ELABORADOS DURANTE UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Problem-Based Learning (PBL) in Basic Education: analysis of problems elaborated during a training course for science teachers
Resumo
Este estudo apresenta uma discussão sobre características importantes para a elaboração de problemas a serem utilizados na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e mostra a análise de resultados obtidos durante um curso de extensão para formação continuada de professores de ciências da educação básica, onde os professores em formação estudaram diferentes estratégias metodológicas, dentre elas a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), foco de análise deste estudo de caso. Cada professor em formação elaborou uma proposta de ensino e aprendizagem para ser desenvolvida no contexto da instituição de ensino em que trabalha, utilizando, no mínimo, uma das estratégias estudadas durante o curso. Dentre as propostas, nove elaboraram problemas identificados como ABP, que foram analisados segundo aspectos considerados importantes para o planejamento de situações fundamentadas na ABP, como a relação entre o problema e os objetivos da aprendizagem, além das suas possibilidades enquanto elemento desencadeador do interesse, da análise crítica e da autoaprendizagem por parte dos estudantes, buscando respeitar o contexto do ensino básico e as condições de cada instituição de ensino. A análise compreende a indicação de adaptações criativas, bem como a avaliação de fragilidades presentes nos problemas, reunindo elementos importantes para a utilização da ABP na educação básica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.