DIFERENTES FORMAS DE ABORDAR AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO ÂMBITO ESCOLAR

Different ways of to broach the sexually transmitted diseases in school environment

  • Paola Cerbino Doblas
  • Loren Cristina Vasconcelos
  • Larissa Bettcher Brito
  • Paula Dias da Silva
  • Kariny Zanchi
  • Elias Terra Werner
  • Érica Aparecida Silva de Freitas
Palavras-chave: Doenças sexuais, diálogo, ensino médio, educação sexual

Resumo

A sexualidade passou por diversas percepções ao longo da história. A repressão e a condenação do sexo levaram a falta de conhecimento do próprio corpo e do comportamento sexual. Esses fatores contribuíram para a marginalização das discussões sobre a sexualidade, o que facilitou a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Hoje, como forma de conter a proliferação de casos de AIDS e o aumento de casos de gravidez entre adolescentes, as preocupações com a orientação sexual na escola foram intensificadas e a educação sexual que antes era transmitida dos pais para os filhos, passou também a ser de responsabilidade escolar. No entanto, a forma como este conteúdo é transmitido aos alunos do ensino básico, é passível de questionamentos, visto que os alunos demonstram certo distanciamento sobre o tema sexo e suas implicações. Considerando que a compreensão sobre DST’s pode ser otimizada, por meio da utilização de múltiplas abordagens de ensino, o presente trabalho teve como objetivo realizar intervenções dinâmicas e dialogadas no ambiente de sala de aula sobre o tema DST’s com alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Alegre, ES. Para tal, foi realizada uma aula dialogada, que contou com a exposição de diversas imagens. Além disso, contaram com a distribuição de preservativos e panfletos informativos aos alunos. Por fim, foi aplicado um questionário anônimo contendo questões abertas e fechadas, com a finalidade de averiguar o efeito da aula no aprendizado sobre o tema DST’s. Durante
as atividades foi possível observar que houve bastante interesse por parte dos alunos, havendo uma interação positiva entre os autores e os mesmos. Os questionários possibilitaram visualizar o aumento do conhecimento sobre as DST’s. Após a análise dos resultados, podemos concluir que este trabalho
teve o objetivo alcançado, visto que as dúvidas foram minimizadas.

Publicado
2018-08-03